Masisa Brasil é eleita empresa mais sustentável do País no segmento de material de construção

8 de novembro de 2014   |   
Materiais de Construção, Notícias

A Masisa Brasil, uma das líderes na produção e comercialização de painéis de madeira para fabricação de móveis e arquitetura de interiores e referência em painéis de madeira revestidos, foi escolhida pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2014 como a empresa mais sustentável no segmento de material de construção no Brasil.

A exemplo do ano passado, as companhias foram listadas por setor, constando do Guia as 61 empresas mais sustentáveis, que se destacaram em 19 diferentes setores da economia e em sete categorias. A 15ª edição do Guia avaliou as empresas pelo desempenho em 10 diferentes temas, como ética e transparência, direitos humanos, governança da sustentabilidade e gestão da biodiversidade. Essa é a sétima vez consecutiva em que a Masisa Brasil é listada entre as empresas-modelo em sustentabilidade pela publicação.

O novo modelo de sustentabilidade da empresa foi tema da matéria “A meta é conectar a cadeia produtiva”, que destacou a Cadeia de Prosperidade, cuja premissa é: o crescimento econômico só faz sentido se todos os envolvidos nesta cadeia (acionistas, fornecedores, clientes, comunidades vizinhas, colaboradores e sociedade civil) prosperarem com a empresa.

Para isso, a Masisa criou um projeto com seis frentes de trabalho (uma para cada stakeholder da Cadeia de Prosperidade), que envolveu líderes de toda a empresa e definiu um planejamento profundo, com datas, custos e metas.

Uma ação que ilustra bem esse conceito, segundo a reportagem, é a parceria que a empresa firmou com o Senai para a criação e ampliação dos cursos de formação de marceneiros oferecidos gratuitamente no Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná – nesse último Estado a capacitação também se estende às mulheres. Cerca de 1,5 mil pessoas foram capacitadas em 2013 e outras 2 mil serão formadas até o fim desse ano. A meta do projeto é formar um total de 6 mil profissionais até 2015, informa a matéria.

Segundo a presidente da Masisa Brasil, Marise Barroso, a capacitação de marceneiros é uma das formas de driblar um dos principais gargalos do setor: a falta de mão de obra qualificada. “Criamos uma rede que beneficia vários agentes da cadeia, especialmente os fabricantes de móveis e as pessoas que buscam novas perspectivas profissionais ou o caminho do empreendedorismo”, detalha ela na reportagem.

“A presença no Guia é um reconhecimento do compromisso da Masisa com a sustentabilidade, por meio da gestão do Triplo Resultado, que permeia a empresa desde a sua fundação e que vem sendo aprimorado permanentemente”, completa Marise Barroso.

Pensando dessa forma, a Masisa divulga anualmente seu relatório integrado, que mostra como a empresa vem alcançando suas metas nas três dimensões fundamentais para a perenidade dos negócios.

Segundo Yazmín Trejos, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da Masisa Brasil, em termos de sustentabilidade, o maior desafio para as empresas é assegurar a Governança dos processos. “Por isso a Cadeia de Prosperidade é fundamental para garantir que os processos funcionem de forma independente e permanente na empresa, alinhando as crenças individuais num propósito único e estratégico”, explica.

Fonte: Portal Investimento e Notícias

Imagem:

Compartilhe